Associação dos Professores da
Universidade Federal do Paraná

A marca da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná, foi instituída no início da década de 80 do século passado, quando atendendo a um pedido da direção do sindicato, apresentei o projeto e ele foi aprovado.

Surgiu num momento de transformação na história da associação, quando um grupo de docentes da Universidade Federal do Paraná se uniu, no que foi batizado de “Movimento dos Professores”, para fazer oposição ao sistema de escolha dos dirigentes do sindicato, então atrelado aos interesses da Reitoria e às diretrizes políticas do vigente regime militar. Como consequência, em maio de 1981, a chapa representante desse movimento, liderada pelo professor Carlos Roberto Antunes dos Santos, venceu as eleições para a Diretoria da APUFPR. Os novos tempos, exigiram mudanças na imagem da associação. A adoção de uma nova marca participou da estratégia de afirmação dos novos compromissos no processo geral de relação com os associados.   

Muito embora, não possua um projeto detalhado ou qualquer orientação referente a suas normas de uso e aplicação, não sofreu nesse período nenhuma alteração significativa ou que a descaracterizasse. A marca da APUFPR faz parte de um pequeno rol de marcas que criei e que ainda estão em uso.

Conceitualmente, representa a relação triádica – daí toda a construção formal basear-se em triângulos equiláteros – entre os docentes, seus representantes e a ação do sindicato em defesa de seus interesses.