Em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, no dia 17 de setembro passado, aconteceu o lançamento do projeto ODS & Arte. A iniciativa de Nemécio Muller, Coordenador do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conta com as parcerias da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e visa promover as 17 diretrizes estabelecidas pela Organização das Nações Unidas nomeadas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a serem implementadas por todos os países até 2030.

O projeto ODS & Arte, coordenado por Nemécio Muller, conta com a curadoria de Sabine Feres, que assim o definiu:

“17 artistas residentes em Curitiba no Estado do Paraná–Brasil, reunidos em torno de um projeto de arte para estimular a divulgação e a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável os ODS com foco na Agenda 2030 da ONU.

Os artistas receberam a tarefa de interpretar e criar, cada qual dentro da sua linguagem, uma imagem que reuniversalizará por meio da arte os 17 ODS, num desafio de transpor a sua criação em telas de 90x90x4cm e chassi de pinus, pintadas com tinta acrílica a base d’água, atóxica para priorizar a sustentabilidade. Conceito baseado numa proposta que leva em conta originalidade, criatividade e respeito ao meio ambiente.

Somos resultado de um processo social, cultural, histórico e artístico, portanto, para que ocorram mudanças culturais no âmago das políticas de desenvolvimento sustentável e de cidadania, precisamos garantir uma ampliação das visões, possibilitar novos caminhos ao ser humano e evitar as consequências dos impactos globais.

Nós artistas, equipe ODS&ARTE PARANÁ, reunidos em prol de um projeto cultural, temos por objetivo incentivar e fomentar a arte, pois este projeto não possui um fim em si mesmo, muito pelo contrário, ele nasce com o propósito de ser uma ferramenta itinerante de difusão e conscientização dos ODS AGENDA 2030 da ONU.

Não há como ser diferente, ou agimos agora, ou a vida neste planeta se tornará impossível. Vamos construir um trabalho com ênfase sistêmica e mensurável das contribuições culturais para o desenvolvimento sustentável. Temos o dever e a obrigação de deixar um verdadeiro legado para as futuras gerações.”

Como parte do lançamento do projeto, Luiz Gustavo Dalazen, apresentou o site desenvolvido pela Celepar “ODS & Arte – Um novo olhar sobre o mundo”. As obras participantes do projeto estarão expostas, de 3 de outubro à 3 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, seguindo depois para outras cidades do Paraná e do Brasil. Participam os artistas: Alfi Vivern, Francisco Borges Laranjal, Rettamozo, Marisa Vidigal, Katia Velo, Elisiane Correa Wenger, Estela Sandrini, Meg Gerhardt, Marcello Romeiro, Claudia Lara, Luiz Gustavo Vidal, Leopoldino de Abreu, Denise Abujamra, José Humberto Boguszewski, Sandra Hiromoto, Osmar Carboni e Suzana Lobo.

Por sorteio, coube a mim executar a obra abordando o décimo quarto objetivo, chamado de “Vida embaixo d’água”, que reproduzo abaixo.