“A proposição é inserir na paisagem urbana a marca viva da arte. Sem pretensões à eternidade. Efêmera. 15 séculos? 15 dias. Como se arte fosse fundamental. Nós estamos vivos e nos crucificamos nos outdoors. Apenas um grito vivo.”

Com essas palavras o jornalista e poeta Reynaldo Jardim resumia, nas páginas 8 e 9 da edição de 29 de março de 1977 (reproduzidas abaixo), a iniciativa do jornal Diário do Paraná de promover o evento Arte/Paisagem em comemoração aos 284 anos da cidade de Curitiba.

O projeto contou com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e fazia parte da campanha “Arte e pensamento ecológico”, lançada com a finalidade de chamar a atenção da população para a necessidade de proteger o meio ambiente. Durante 15 dias, ficaram expostos na cidade vários outdoors elaborados por artistas locais e de outras cidades brasileiras. Participaram do projeto: Abraão Assad, Agi Strauss, Caulos, Ivens Fontoura, Jair Mendes, João Osório, Juarez Machado, Lauro Andrade, Marcelo Nitsche, Marcos Bento, Nelson Padrella, Reynaldo Jardim, Retamozo, Rogério Dias e Solda. Cada um executou um único cartaz no próprio local da sua instalação.

Na época, fotografei alguns desses cartazes e reproduzo a seguir três deles, de autoria, respectivamente, de Caulos, Ivens Fontoura e Juarez Machado. As imagens, digitalizadas de slides 35mm (muito desbotados), foram retocadas e editadas no Photoshop.