A Garamond foi a fonte tipográfica escolhida para compor o texto acima: “Nas nuvens”. Seu desenho (ou design, como queiram) foi originalmente realizado por Claude Garamond (1490-1561), o primeiro desenhista de tipos a prestar serviço especializado de desenho, gravação e fundição de tipos para outros impressores.

Natural de Paris, Claude Garamond inicia em 1510 seu aprendizado como tipógrafo e impressor. Nessa época a impressão de livros era uma atividade realizada por profissionais que deviam dominar todas as fases do processo, desde o desenho das fontes tipográficas até a encadernação.

O êxito profissional de Garamond, levou Francisco I (1494-1547), rei da França, a pedir-lhe que criasse um tipo de estilo grego, mais tarde conhecido como Grecs du Roi. Para Simon Garfield (2012, p.99), autor do livro Esse é meu tipo, “os tipos de Garamond se tornaram os mais populares na Europa durante uns bons duzentos anos”. Garfield comenta que “a fonte tem um aspecto realmente simples, primitivo e natural, mas o domínio consciente da técnica de Garamond assegura sua permanência como a mais popular fonte antiga no menu do computador”.

Fontes:

GARFIELD, Simon. Esse é meu tipo: um livro sobre fontes. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

Unostiposduros.